O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) começou a ser aplicado para avaliar a situação do ensino médio no país, mas com o tempo passou a ser um recurso de distribuição de bolsas de estudo. É possível realizar o nem durante o ensino médio, apesar de a pontuação só valer para universidade no terceiro ano. Por isso, muita gente se pergunta se a prova do Enem pode gerar certificação de conclusão. Leia o texto a seguir e descubra se é possível:
Como mencionado acima, o Exame Nacional do Ensino Médio funciona como um instrumento avaliador do desempenho dos alunos. A partir da pontuação alcançada, os mesmos podem concorrer a bolsas de estudo.
Os programas responsáveis pela distribuição de bolsas do Enem s]ao o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa Universidade Para Todos (PROUNI).
Os estudantes podem realizar a prova a partir do primeiro ano do ensino médio., entretanto, a pontuação só é considerada válida no último ano.
Há alguns anos, era possível conseguir concluir o ensino médio antes do tempo previsto participado do Enem e obtendo uma pontuação condizente.
Entretanto, os processos se modificaram e foi necessário o desenvolvimento de um programa específico com a finalidade de promover o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio, chamado de Encceja.
O que é o Encceja?
O Encceja 2021 é o programa responsável pela certificação dos estudantes que ainda não concluíram o ensino fundamental ou médio. É necessário possuir um certificado de conclusão para poder utilizar as bolsas de estudo proporcionadas pelo Enem.
As provas acontecem anualmente e não possuem taxa de inscrição. Basta verificar o edital e participar se registrando na plataforma digital do programa.
Os estudantes precisam cumprir requisito de idade mínima para participar das inscrições Encceja 2021. Para a avaliação do ensino fundamental, é preciso ter idade superior a 15 anos, enquanto para o ensino médio, é necessário ter idade superior a 18 anos.
Vale lembrar que além das questões do Encceja, distribuídas entre as matérias da escola, o estudante precisa ainda responder a uma folha de avaliação.
O sistema substituiu o uso do Enem para aquisição de certificado, mas continua sendo uma forma simples de concluir o ensino médio. Afinal, não é exigido participação em aulas, nem outras provas.
Depois de conquistar o seu certificado, é possível participar do Enem normalmente e inscrever a sua nota no SISU ou no PROUNI. Verifique as datas e garanta a sua participação!